"Desventuras em Série: Mau Começo" de Lemony Snicket


Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia. Das Letras
N° de páginas: 152
Volume: 1
Avaliação: 

"Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"."

Quem nunca assistiu ao filme Deventuras em Série? Desde a primeira vez que assisti, me encantei, e só descobri que era baseado numa série (de mesmo nome) a cerca de 1 ano. É uma série composta por 13 livros, tendo sido publicados desde 1999.

O autor, Lemony Snicket é, na verdade, um personagem criado pelo brilhante Daniel Handler (o verdadeiro autor dos livros). Snicket é um homem solitário que perdeu sua amada Beatrice, e que viaja atrás dos Baudelaire afim de contar sua história de desgraça para o mundo. 
A história do primeiro livro é extremamente semelhante a primeira parte do filme, contando a morte dos pais Baudelaire e o envio dos irmãos para casa de seu novo tutor, o temível Conde Olaf. Este faz de tudo para tornar sua vida um inferno, obrigando-os a fazer tarefas pesadas - e inuteis - e não permitindo que tivessem nenhum lazer.

O livro é cheio de sutilezas, ironias e piadas críticas a sociedade da época, caracterizadas pelo humor cáustico do narrador. Lemony usa da narração onisciente e demonstra seus sentimentos, angústias e frustrações durante a narração dos fatos.

Outra curiosidade é que ele avisa durante diversos pontos do livro, que se você espera um final feliz, que deve devolvê-lo a estante e procurar por outro.

Três irmãos, um vilão, um escritor deprimido, um mistério e uma pitada de de sarcasmo são os ingredientes da primeira obra de Desventuras em Série.

Para comprar o livro clique aqui: Desventuras em Série: Mau Começo

3 comentários:

  1. Já vi o filme e adorei, agora to pensando em ler os livros, adorei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  2. Valentinaaaa, te indiquei pra responder uma tag! http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/2013/03/respondendo.html

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário! =)
Caso não tenha conta Google, deixe como Anônimo e assine <3